CAROLINE FARINAZZO

Sobre uma liderança muito humana

“Você tem uma liderança muito humane

Vocês já deram/receberam um feedback em que a ênfase fosse o fato de ser muito humane, sendo isso percebido como algo fora da curva?

Na L’Oréal, feedback faz parte da nossa cultura. É praticado ativa/informal/formalmente em diversos momentos, de cima pra baixo, de um lado para o outro. E receber alguns feedbacks recentemente, de pessoas muito diferentes, me instigou.

Primeiramente, porque uma mesma frase apareceu com bastante frequência: “Você é muito humana”. E depois, porque na minha humilde visão, “ser humana” era algo básico. Premissa inicial. A gente já nasce.

Como pode alguém ser reconhecido e valorizado por “ser muito humane”, gente?

Decidi pesquisar sobre estilos de liderança e encontrei algumas informações interessantes. Em resumo, muitos executivos tentam “fazer o certo”, mas nem sempre conseguem engajar seus times. A liderança é complexa. E em meio a este mundo VUCA, muitos líderes sofrem na tentativa de administrar a complexidade/workload e por estarem exauridos, negligenciam aquela que sim, deveria ser a primeira e mais valorizada habilidade: cuidar e desenvolver pessoas.

É fato que muitos profissionais reconhecidos por suas performances individuais ou ainda pelo bom relacionamento estabelecido, chegam a posições de liderança. Mas nem todos os profissionais em cargos de chefia possuem o mesmo sucesso na gestão de pessoas. E muitas vezes, com base no comportamento que norteou seu progresso passado, focam em entregar demandas com uma visão muito estreita e individualista.

A definição de liderança

“A liderança hoje é comumente definida como o estado ou a posição de fornecer uma oportunidade de ação, sendo uma característica intimamente ligada à ação. As pessoas em posições hierárquicas elevadas são chamadas de líderes por conta do papel que atribuímos a elas.

Direcionamos nossas expectativas à pessoa, e não ao papel, para conduzir a ação. Então, quando eles não atendem aos nossos padrões ou perdem a conexão com a realidade, questionamos o porquê.

Curiosamente, quando olhamos para a etimologia da palavra liderança, vemos um significado ligeiramente diferente daquele que adotamos ao longo dos anos. Uma definição melhor relaciona a palavra a uma pessoa capaz de guiar, um educador para a realização de um processo. Nesta definição, há um forte foco na ligação entre o eu e o outro, existe um aspecto relacional entre o líder e aqueles à sua volta.”

Em outras palavras, a liderança em seus termos originais é menos sobre “fazer” algo e mais sobre “conduzir” a algo.

Via Blog Fm2s

Em suma, um bom gestor compreende seu papel de facilitador na condução de seres humanos, não de ‘recursos humanos’. Mais do que distribuir/delargar/pressionar seu time por demandas/metas/resultados, o bom líder consegue deixar claro o propósito que embasa todo o trabalho. Dessa maneira, incentiva seus liderados para que os objetivos comuns sejam atingidos e celebrados. Ou ainda, que os erros sejam realmente valorizados por trazerem aprendizados, ao invés de simplesmente culpa.

A ‘liderança humana’ tem sido um diferencial nos dias atuais, porque o mundo corporativo vem sofrendo mudanças cada vez mais aceleradas e indivíduos sofrem por serem vistos menos como pessoas e mais como máquinas. E como já falei aqui em outro post, se você está sempre focado em resolver demandas urgentes, fazendo do seu time ‘um bando de tarefeiros’, focado em apagar incêndios, agindo pelo trabalho de manutenção, que horas você se dedica ao trabalho de progresso – seu e das demais pessoas?

Por isso, importante lembrar de alguns princípios e características relacionados à liderança humana:

  • Respeito, dignidade e integridade
  • Empatia e vulnerabilidade
  • Reconhecimento e conexão
  • Clareza e confiança
  • Aprendizagem e crescimento

Entendi que ‘ser humana’ é considerado um grande elogio. Mas sinceramente gostaria que cada vez mais pessoas se questionassem o por quê de estarmos tornando isso algo especial. De verdade espero e acredito que, cabe a cada um de nós fazer com que em algum momento, isso possa ser considerado algo básico, por ser essência – não um diferencial.

CONTATO

CAROLINE FARINAZZO

info@carolinefarinazzo.com

Copyright 2024 – direitos reservados / criado e mantido por  Caroline Farinazzo
Disclaimer: Este site de nenhuma maneira é afiliado do Facebook ou qualquer entidades ou empresa do Facebook. Nós não vendemos seu e-mail ou qualquer informação. Não enviamos spam.

Termos de uso | Políticas de privacidade

Todos os diretos reservados.